O júri, constituído por Paulo Sucena, José Manuel Mendes e Paula Mendes Coelho, deliberou por unanimidade eleger o romance “Livro de Vozes e Sombras” de João de Melo, como vencedor desta edição do Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues, que é patrocinado pela SABSEG.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu hoje, com a presença de Carlos Martins, diretor geral da SABSEG, às 17h45, no 14º Congresso Nacional dos Professores, em Viseu.
A FENPROF distingue João de Melo com satisfação, juntando este nome à enriquecida lista de vencedores deste prémio, que alterna com o prémio de poesia António Gideão. Anteriormente, este prémio, foi atribuído a Ana Luísa Amaral, em 2012, Manuel Gusmão em 2014, a Nuno Júdice em 2016, a Daniel Jonas em 2018 e a António Carlos Cortez em 2020.
Para o júri este livro “é uma visão corajosa e crua da humanidade que nos obriga, aqui e agora, a questionar a relação entre os nossos ideais e as inevitáveis sombras inerentes à sua almejada concretização.”
O Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues, instituído pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF, e patrocinado pela SABSEG – Corretor de Seguros, pretende homenagear obras de professores anualmente, destacando as obras em português e de autores portugueses.
A parceria entre a SABSEG e a FENPROF remonta há vários anos e disponibiliza as melhores soluções de proteção, complementando o serviço público de saúde.