A obra Firmamento, de Rui Lage (Assírio e Alvim) é a vencedora da edição de 2024 do Prémio de Poesia António Gedeão, que foi instituído em 2012, pela SABSEG e pela FENPROF (Federação Nacional dos Professores).
O júri, esse, foi constituído por Paulo Sucena (FENPROF), José Manuel Mendes e Paula Mendes Coelho, que distinguiram esta obra de poesia, também com componente científica.
Rui Lage, que foi investigador académico, docente na ACE – Escola de Artes e professor de História Cultural do Teatro na Universidade Lusófona - junta-se à lista de vencedores deste prémio promovido pela SABSEG e pela FENPROF, onde já constam nomes como A.M. Pires Cabral, António Carlos Cortez, e Daniel Jonas, Nuno Júdice, Manuel Gusmão e Ana Luísa Amaral.
Assinala-se com satisfação que, com esta obra inovadora, Rui Lage vem juntar-se a nomes da literatura portuguesa contemporânea já distinguidos pela SABSEG e pela FENPROF na área da poesia, mas também na área da ficção. Recorde-se que o Prémio de Poesia António Gedeão alterna, anualmente, com o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues, que foi ganho, por Ana Cristina Silva, por Lídia Jorge (dois anos), por Isabela Figueiredo, por Luísa Costa Gomes e João de Melo.
Este é um prémio que orgulha a nossa empresa. O futuro é na SABSEG!